Referências Bibliográficas nas Normas ABNT de Livros e Sites (links) – Como Fazer

As Referências Bibliográficas conforme Normas ABNT para Tese, TCC, Monografia, Artigo Científico, qualquer trabalho acadêmico precisam seguir um padrão único para que seja facilitado futuras pesquisas.

Normas da ABNT trazem uma exigência um tanto complexa quanto às referências bibliográficas. A dificuldade que muitas vezes ocorre em aplicá-las é devido ao fato de existirem formas específicas para cada tipo de referência feita, seja ela de Livros ou de Sites.

Aqui não temos a intenção de transcrever todas as regras conforme encontram-se no documento oficial. Nosso objetivo é fazer com que você entenda os pontos principais destas normas e passe a aplicá-las com facilidade. Ao final terá compreendido como fazer o registro das produções que embasaram seu trabalho.

No artigo Normas ABNT  você teve a oportunidade de conhecer todas as partes que precisa elaborar. Agora, resta descobrir como citar ou fazer referências bibliográficas obras e autores pesquisados.

 

Diferença entre Referências e Plágio

plagio-nao-e-referencia

Referências Bibliográficas é uma seção considerada como parte dos Elementos pós-textuais, em um trabalho acadêmico. Trata-se de apontar tudo que foi consultado. Saiba que não é proibido investigar, pesquisar e tomar como base um trabalho já pronto e de autoria reconhecida. É natural que busquemos embasar nosso projeto.

Referenciar e citar não consiste em copiar o pensamento alheio, mas sim em dar valor ao conhecimento científico já existente. O plágio, tão condenado por toda instituição séria, acontece quando omite-se o crédito ao verdadeiro autor.   Por isto, não tenha receio de buscar, consultar e aproveitar o que já existe de bom. Mas, faça da forma correta.

Como Fazer Referências Bibliográficas  nas Normas ABNT

como-fazer-eferências-bibliograficas

Referências Bibliográficas são um conjunto de itens que permite identificar as obras, documentos e criações que foram utilizadas. O que foi referenciado pode ser submetido a posterior comprovação, caso se faça necessário.

Existe um padrão determinado para este registro em conformidade com normas da ABNT.

  • Todas as referências devem estar listadas em ordem alfabética. E seguem a normativa NBR 6023, atualmente em vigor.
  • Nesta listagem entra apenas o que for citado na monografia ou TCC. Sendo assim, não há necessidade de referenciar o que foi apenas lido ou consultado.
  • Também não se faz necessário referenciar normas de apresentação e dicionários gerais que foram usados como suporte no decorrer do desenvolvimento do trabalho.

Saiba o que considerar ao fazer referências

Alguns pontos devem ser observados com relação às Referências:

  • Espaçamento – Apenas dois espaços simples devem separá-las.
  • Alinhamento- Alinhamento à esquerda
  • Ordenação- Devem ser ordenadas alfabeticamente de forma ascendente. Mas atenção: não devem ser considerados os artigos definidos e indefinidos, no momento de pôr em ordem alfabética.
  • Títulos e Subtítulos devem ser separados usando-se dois pontos.referencia-bibliografica-livro-site

 

Como referenciar os diferentes espaços de pesquisa consultados

 

Você pode fazer referências de livros, sites, artigos ou outras teses… etc Veja alguns aspectos que merecem sua atenção:

Como Fazer Referências Bibliográficas de LIVROS

  • LIVROS – Apenas 1 autor:

Utilize o padrão:

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Exemplo:

QUEIRÓZ, E. O Primo Basílio: 25. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1878

 

  • LIVROS –  Até 3 autores

O procedimento é o mesmo que o anterior, porém, são escritos os nomes dos 3 autores separados por ponto e vírgula seguido de espaço.

Exemplo:

ADES, L.; KERBAUY, R. R. Análise sobre o Comportamento de Compra: 5. ed. São Paulo: Editora USP, 2002

 

  • LIVROS –  Mais de 3 autores

Aponta-se apenas o primeiro e acrescenta-se a expressão latina et.al

SILVA, L. et al. Como a Poluição Afeta nossa Saúde. 1 ed. Curitiba: Editora Sol Nascente, 2002.

 

  • LIVROS – Autor é desconhecido:

TÍTULO EM CAIXA ALTA – Cidade- Editora – ano de publicação- página

Exemplo:

AS VÁRIAS FACES DA SAÚDE, São Paulo: Editora Academia, 1994. p.134

 

Referências Bibliográficas de SITES (LINKS da Internet)

Retirou algumas informação de algum site relevante? Neste caso, use:

SOBRENOME DO AUTOR – nome do autor – título do Artigo – Ano – link – data de acesso (antes da data acrescenta-se a expressão acesso em:). O nome do autor pode ser omitido.

Exemplo:

TCC NÃO É MAIS OBRIGATÓRIO SEGUNDO PORTARIA DO MEC. UOL. Disponível em: <www.portalglobo.blog.br/2016/07/tcc-nao-e-mais-obrigatorio-segundo.html>. Acesso em: 10 nov. 2016.

 

Artigo de Revista

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano

 

Teses; Dissertações E Trabalho De Conclusão De Curso

AUTOR, Nome abreviado. Título (itálico). Ano de Apresentação. Número de Folhas. Categoria – Insitituição, Local, ano.

Exemplo:

Carvalho, João Soares, A Metodologia nas Humanidades. 1994. 20f. Dissertação de Mestrado – Universidade Portuguesa, Lisboa, 1994.


Artigo de Jornal

Nome do autor em caixa alta- Título do artigo – Nome do Jornal- Local- data (dia, mês, ano) – número do caderno – Seção – páginas (inicial – final)

 

Entidade Coletiva (Empresas, Associações, Orgãos Governamentais, Etc.)

NOME DA ENTIDADE. Título em destaque. Cidade:Editora, Ano.

Exemplo:

MINISTÉRIO DO TURISMO. Avanço do Turismo no Litoral. São Paulo: 2001.

 

Importância de fazer as Referencias ABNT

abnt-monografias-tcc

É preciso perceber a importância que esta atitude representa para seu estudo. Fazer referências bibliográficas significa indicar obra, autor e endereço completo de tudo o que foi usado para dar suporte à sua produção. Fazer citação é mencionar direta ou indiretamente, partes de obras de outros autores no decurso de seu trabalho.

Empregar estes recursos revela quanto o assunto foi pesquisado e investigado. Citar autores e criações já reconhecidas pela comunidade científica e acadêmica, têm diversas vantagens:

  • É uma forma de mostrar a seriedade e a veracidade de sua produção, já que está embasada em concepções anteriormente expostas ao julgamento de todos e reconhecidas como verdadeiras.
  • Seu projeto ganha crédito pois está pautado em autor legitimado como conhecedor daquele tema e considerado autoridade no assunto.
  • Dando crédito aos autores das obras consultadas você estará agindo com honestidade cientifico-acadêmica, já que reconhece o verdadeiro criador.
  • Estará também praticando um ato de justiça intelectual, pois faz jus ao verdadeiro dono daquela ideia.

Vemos, portanto, ser muito relevante lançar mão deste elemento pós-textual.

Conclusão

As Referências bibliográficas são ponto fundamental em qualquer trabalho ou projeto acadêmico. Muitas vezes, a aprovação ou não, pode depender delas. A banca examinadora, tão temida, pelos concluintes universitários, observa minuciosamente se os assuntos contidos estão embasados em algum fundamento científico.

SAIBA MAIS:

 

tcc-abnt