Margens ABNT e Espaçamento – Monografias e TCC – Normas ABNT

Margens ABNT são simples de serem configuradas. Neste post você fica por dentro de como fazer. Veja os modelos de como formatar no Word. E faça sucesso!

As Margens configuradas conforme as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas não são meras imposições.  Margens ABNT têm razão de ser e revelam um trabalho de qualidade. Indicam que o projeto acadêmico está enquadrado dentro dos parâmetros de um trabalho científico.   Vale o esforço, pois, é relevante a credibilidade que ganha um projeto organizado dentro destes padrões.

Margens ABNT: Importância da Organização 

A organização de uma Monografia, perpassa naturalmente pela configuração de margens corretas, além de outros pontos de formatação.

Aplicar o que é recomendado pela ABNT é importante, já que este padrão é definido para todos os trabalhos acadêmicos, sejam teses, monografias, estudos científicos ou outros. Obedecer a este formato padronizado e aceito por todos, é uma forma de valorizar o projeto.

notebook-na-cama-tcc-monografia

Margens dentro das normas ABNT

A Associação sugere a seguinte formatação:

  • Para Margem superior: 3,0cm
  • Para Margem direita: 2,0cm
  • Para Margem inferior: 2,0cm
  • Para Margem esquerda: 3,0cm

Mas, ainda há outras indicações para os casos em que o trabalho é impresso frente e verso. Neste caso:

Margens no anverso (parte frontal da folha)

  • À esquerda e superior = 3,0cm
  • À direita e inferior =2,0cm

Margens no verso (parte de trás da folha)

  • À esquerda e inferior = 2,0cm
  • À direita e superior =3,0cm

Lembrete:

O anverso e verso só são permitidos nos Elementos Textuais e nos Pós-textuais. Isto quer dizer que você só poderá utilizar este recurso da Introdução em diante.

Veja o modelo de exemplo:

modelo-margens-abnt

Além disso, fique atento também ao espaçamento. No texto normal você deve deixar um espaço entre linhas de 1,5 cm. Para as citações longas há uma formatação especial. Elas são escritas fazendo-se um deslocamento de 4cm e com espaço simples entre linhas. Outro quesito importante é o alinhamento do texto. Deve ser todo justificado.

 

Margens? Formate no WORD – Passo a Passo

Fica bem mais fácil se você configurar as margens em seu editor de texto. Aqui mostramos passo a passo, como é possível formatar usando o Word. Siga a sequência de ações e veja como fica super fácil.

PASSO 1 – Para começar abra um novo arquivo no Word e clique na guia “Layout da Página”. Clique em “Margens” e escolha a opção “Margens personalizadas”. Surgirá uma janela como abaixo:

PASSO 2 – Faça a configuração obedecendo as normas da ABNT nos locais adequados: seguindo as medidas explicadas acima. Deixe na Medianiz: 1,0 cm, pois este espaço servirá caso queira encadernar. Acerte a Orientação de Página para: Retrato e dê “Ok”. Modelo abaixo:

PASSO 3 – Agora você precisa configurar o tipo de papel. Vá até a aba Papel. Configure o tipo de papel para “A4”. A largura é = 21 cm e a altura é de 29,7 cm. Então clique em “Ok”

Agora seu documento estará formatado conforme as exigido para margens ABNT. Inicie, então a digitação.

 

Margens ABNT- Interferem na Avaliação de seu trabalho

aprovado-abnt

Muitas pessoas acham que esta padronização é desnecessária. Mas, saiba que elas farão seu trabalho parecer muito mais sério. Você estará preocupando-se com a qualidade. Com certeza, isto não passará despercebido aos olhos da banca examinadora e pode até mesmo interferir positivamente ou negativamente em sua nota final.

Esta formatação mostra a seriedade com que foi desenvolvido o trabalho e vai adicionar pontos ao todo. Portanto, é bom que você saiba que não basta apenas ter um excelente conteúdo.

Mesmo um texto memorável pode perder valor se a configuração estiver fora das normas estabelecidas. Nenhum avaliador descarta totalmente esta questão. Para eles cada quesito merece seu valor. Seja ele positivo ou negativo.

Por isto, é bom preocupar-se até mesmo com os detalhes que outros julgam pequenos. Erros de margem, ausência de referências, ou citações mal feitas, podem fazer cair todo o seu esforço por terra. Podem levar a uma nota mais alta ou mais baixa.

Margens conforme Normas ABNT são simples de seguir, como você pode constatar acima. Agora, vamos ao trabalho! Com empenho e força de vontade, rapidamente ficará pronto.

tcc-abnt