NR12 resumida – máquinas e equipamentos | Atualizada e Comentadas


A Norma Regulamentadora 12 (NR12) consiste em uma importante Norma Regulamentadora estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo necessário cumprir todas as condições contidas nela para evitar riscos de acidentes e multas pesadas para as empresas. Confira nosso artigo e veja todos os detalhes dessa norma.

O que é a Norma Regulamentadora 12 (NR12)?

A Norma Regulamentadora 12 (NR12) foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 8 de junho de 1978. Essa norma regulamentadora define regras específicas quanto ao uso de máquinas e equipamentos no trabalho, sobretudo no que se refere ao ambiente industrial, que conta com estruturas mais complexas.



Publicidade:


A NR12 também faz exigências quanto às informações sobre o ciclo de vida das máquinas e equipamentos utilizados em todas as etapas do processo produtivo e trata de questões relacionadas à fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão de máquinas e equipamentos em todos os tipos de atividades econômicas.

Objetivos da NR12

A NR12 foi criada com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores responsáveis pela operação de máquinas e equipamentos assim como proteger os demais trabalhadores que atuam nas áreas onde as máquinas e equipamentos estão localizados. Além da segurança, essa norma regulamentadora busca proporcionar melhorias nas condições de trabalho e fazer que as empresas trabalhem apenas com equipamentos 100% seguros.



Publicidade:


10 principais regras da NR12

nr12

Norma 1

1 – É preciso que sejam adotados cuidados específicos com relação à estrutura e manutenção dos pisos nos locais onde estão instaladas as máquinas e equipamentos. Esses cuidados são:

  • o piso deve ser bem nivelado e resistente às cargas às quais estão sujeitos diariamente;
  • o piso precisa estar sempre limpo, livre de objetos, ferramentas e demais tipos de materiais que podem aumentar os riscos de acidente no ambiente de trabalho;
  • a limpeza diária do piso na região onde estão instaladas máquinas e equipamentos deve observar principalmente riscos quanto à presença de óleos, graxas e demais substâncias que tornem o piso escorregadio.

Norma 2

2 – Todas as máquinas estacionárias, ou seja, aquelas que não produzem movimento durante seu funcionamento devem apresentar medidas preventivas que garantam a estabilidade e não sejam desbloqueadas devido a choques, forças externas, vibrações etc.

Norma 3

3 – A NR12 estabelece que, para fins de adequações e reparos, é permitida a movimentação de equipamentos e máquinas fora das dependências da empresa.

Norma 4

4 – Para evitar os riscos de acidente de trabalho, é preciso que os espaços ao redor das máquinas e equipamentos sejam adaptados ao tipo de operação.

Norma 5

5 – De acordo com a NR12, aos trabalhadores cabem as seguintes responsabilidades quanto à operação de máquinas e equipamentos:

  • Colaborar com o empregador para que sejam cumpridas todas as regras contidas nessa norma;
  • obedecer a todas as orientações quanto aos procedimentos de segurança que devem ser adotados durante a operação, alimentação, abastecimento, limpeza, manutenção, inspeção, transporte, desativação, desmonte e descarte das máquinas e equipamentos;
  • informar aos superiores os casos de remoção ou danos nos dispositivos de segurança das máquinas e equipamentos;
  • participar de todos os treinamentos oferecidos pela empresa quanto ao cumprimento da NR12 e demais normas de segurança no ambiente de trabalho;
  • não efetuar alterações nas estruturas de proteção mecânica ou dispositivos de segurança evitando, assim, a ocorrência de riscos que podem gerar acidentes.

Norma 6

6 – Toda a estrutura elétrica das máquinas e equipamentos precisa ser projetada e mantida com o intuito de evitar acidentes que podem ser provocados por explosões, incêndios, choques elétricos etc.

Norma 7

7 – Essa norma regulamentadora estabelece que os condutores de alimentação elétrica atendam a esses requisitos básicos quanto à segurança:

  • – serem elaborados por materiais que não propaguem fogo;
  • – a resistência mecânica deve ser adequada à utilização da máquina;
  • – não oferecerem riscos adicionais devido à localização da máquina ou equipamento;
  • – desenvolverem estratégias para facilitar o trânsito de pessoas e materiais e também facilitar a operação das máquinas;
  • – deixarem máquinas e equipamentos localizados de maneira que nenhum segmento esteja em contato com as partes móveis ou cantos vivos;
  • – terem proteção definida que evite riscos de rompimento mecânico, contato com lubrificantes, calor, combustíveis e abrasivos.

Norma 8

8 – A norma regulamentadora nº 12 proíbe nas máquinas e equipamentos:

  • a ocorrência de partes energizadas expostas de circuitos que utilizam energia elétrica;
  • o uso de chaves tipo faca nos circuitos elétricos;
  • a utilização de chave geral como dispositivo de partida e parada.

Norma 9

9 – A NR12 determina que os locais considerados como zona de perigo das máquinas e equipamentos contenham sistemas de segurança com uso de proteções móveis, proteções fixas e dispositivos de segurança integrados.

Norma 10 da NR12

10 – Todas as máquinas precisam apresentar um ou mais dispositivos de parada emergencial para evitar acidentes e situações de perigo de forma geral.

Além de saber sobre a NR12, confira também nossos conteúdos sobre normas regulamentadoras que devem ser adotadas pelas empresas.

Atenção: esse artigo é apenas um resumo comentado sobre a norma a título de curiosidade. Não nos responsabilizamos por ações tomadas baseadas nesse conteúdo. Para informações exatas, busque o site do governo.


-Publicidade:


Imagens: udemy.com / opetroleo.com.br

 

 


Publicidade: