Como fazer uma CONCLUSÃO de tcc: Tipos e Exemplos Prontos | ABNT


A conclusão, de acordo com as normas da ABNT, é uma parte das monografias e TCC que geralmente gera dúvida. Trata-se de um item de extrema importância na avaliação geral e precisa estar bem elaborado para que o aluno consiga a melhor nota. Por isso, ensinaremos nesse artigo como fazer a conclusão de seu trabalho de TCC.

O Que é a Conclusão?

A conclusão trata dos pontos mais relevantes do trabalho. Essa parte gira em torno da resposta que será dada pelo autor (com base no estudo realizado) sobre o problema abordado na pesquisa.



Publicidade:


No decorrer da conclusão, geralmente são apontados os resultados obtidos quanto aos objetivos apontados no trabalho.

Como fazer a Conclusão Nas Normas ABNT?

Para fazer uma boa conclusão de acordo com as normas da ABNT, o primeiro passo é ser bastante objetivo. Nessa etapa final, não cabem maiores detalhes quanto aos assuntos. É necessário focar nos resultados obtidos.



Publicidade:


Os resultados obtidos trazem uma análise simples considerando o que foi trabalhado na fundamentação teórica e os resultados práticos trazidos por meio dos métodos de pesquisa empregados.

Na etapa da conclusão ABNT também é necessário enfatizar como os resultados desse trabalho contribuem para o campo de estudo que ele se propôs a analisar.

Algumas regras a seguir

Além dos pontos mencionados, uma dica que deve ser levada em conta em como fazer a conclusão da forma correta, é estar atento a algumas regras básicas quanto à elaboração da conclusão. Ainda que elas sejam bem simples, é necessário não as esquecer. Vejamos quais são.

  • A conclusão deve ser desenvolvida em uma nova folha (não pode estar na mesma página de outro capítulo do trabalho);
  • Essa página deve receber o título de CONCLUSÃO, que deve manter todas as letras maiúsculas, em negrito e no tamanho 14;
  • Quanto à borda superior, ela deverá ser de 8cm.

Obs.: a conclusão também pode ser chamada de “considerações finais.”

Exemplo Prático de Conclusão ABNT

Para entender ainda melhor a conclusão de acordo com as normas da ABNT e nunca errar na elaboração dessa parte, vejamos dois exemplos práticos. Se você quer saber “como fazer uma conclusão de tcc“, leia com atenção:

A conclusão abaixo foi extraída de um trabalho de conclusão de curso, no qual o tema é: A importância do ensino de empreendedorismo no curso de Administração da Faculdade Cearense.

É notável a presença do ensino de empreendedorismo nós currículos escolares de IES, tanto no Brasil como em outros países em desenvolvimento. É recente a aplicação do ensino da arte de empreender no campo acadêmico, porém sua aplicabilidade vem em constante crescimento.

Tal crescimento está sendo possível porque o empreendedorismo é uma ferramenta propulsora para o desenvolvimento social e econômico da nossa sociedade. 

Diante deste contexto de desenvolvimento e importância do empreendedorismo para nossa sociedade a IES possui a responsabilidade de fomentar em seus acadêmicos a importância de possuírem essa visão empreendedora para contribuir no desenvolvimento do nosso País.

 A presente pesquisa analisou algumas questões com foco na percepção dos acadêmicos do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Cearense no qual estão cursando, atualmente, a cadeira de Gestão de Novos Empreendimentos.

Constatou-se, inicialmente, que no âmbito social a maioria dos alunos considera que o empreendedorismo é uma área de atuação profissional na qual um acadêmico de administração ou um administrador de sucesso pode estar atuando.

Verificou-se, no âmbito social e econômico, que todos os entrevistados concordam que o empreendedorismo é uma ferramenta propulsora para economia de um país no qual o empreendedorismo para os países em desenvolvimento, como no caso do Brasil, é de suma importância para o desenvolvimento econômico.

A referida pesquisa buscou também analisar a presença de atividades relacionadas ao tema empreendedorismo no curso de Administração da Faculdade Cearense. Verificou-se que mais da metade dos entrevistados 57% afirmaram que sim, a Faculdade Cearense realiza atividades como palestras, oficinas, debate, etc, direcionadas ao tema empreendedorismo.


-Publicidade:


Porém quando analisou se os professores da Faculdade Cearense buscavam levar para sala de aula temas relacionados a empreendedorismo verificou-se que 61% dos entrevistados responderam que não.

Nesse contexto pode-se verificar que a Faculdade Cearense proporciona atividades relacionadas ao tema empreendedorismo contribuindo para o desenvolvimento da cultura empreendedora na IES, porém, segundos os dados coletados, os professores da Faculdade Cearense não estão levando para sala de aula temas relacionados ao empreendedorismo.

47 Dessa forma, possivelmente, estão dificultando o processo de desenvolvimento da cultura empreendedora nos alunos.

Através da referida pesquisa também foi possível verificar que 91% dos entrevistados não consideram que a metodologia aplicada pela IES X para o ensino de empreendedorismo seja satisfatória. Foi possível observar que na percepção dos alunos a Faculdade Cearense é preciso investir mais no ensino de empreendedorismo na IES.

 A referida pesquisa buscou também analisar a percepção dos acadêmicos em relação à importância que está sendo dada ao ensino de empreendedorismo na IES.



Publicidade:


Através dos dados coletados foi possível analisar inicialmente que mais da metade dos alunos se mostram atraídos pela possibilidade de serem empreendedores. Com esse resultado podemos observar que cada vez mais o empreendedorismo está ganhando espaço no âmbito acadêmico.

Em relação à importância do ensino de empreendedorismo para formação acadêmica dos alunos do Curso de Administração foi possível observar que os acadêmicos consideram importante tal ensino, uma vez que, através do ensino de empreendedorismo, tais acadêmicos conseguem alcançar uma visão mais ampla do seu negócio ou do ramo em que atuam, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da sociedade além de outros benefícios.

Através da referida pesquisa foi possível perceber que em relação ao ensino de empreendedorismo da Faculdade Cearense a mesma não está dando a devida importância ao ensino de empreendedorismo, porém seus alunos reconhecem a importância do ensino de empreendedorismo para sua formação acadêmica.

Sugere-se que para maior aprofundamento do assunto desse trabalho, em novas pesquisas relacionadas ao ensino de empreendedorismo, sejam também consideradas as análises e percepção do Corpo Docente da faculdade a fim de que possa ser feita uma comparação das duas visões alunos e professor.

Além de saber como fazer a conclusão de um trabalho TCC de acordo com as normas da ABNT, confira nossos demais conteúdos com dicas excelentes de como fazer seu TCC de forma mais rápida e tirar as melhores notas.

Imagens: scss.tcd.ie / shutterstock.com


Publicidade: