Citação Direta e Citação Indireta nas Regras – Normas ABNT

A Citação é um recurso importante. Aprenda aqui sobre os diversos tipos e a forma correta de fazê-la, conforme as normas ABNT. Existem vários tipos de citações, entre elas as citações nas normas abnt. Assim, surge a grande dúvida entre os estudantes: como utilizar citação direta e indireta em seu trabalho de monografia e/ou TCC.

A Citação ocorre quando se menciona uma informação retirada de outras obras. Ela serve para dar suporte ao conteúdo apresentado. A normativa que rege as citações é a NBR 10520 (ABNT 2002). Pode ser categorizada como:

 

A Citação direta (ou textual) – ABNT

citacao-direta

Nas citações diretas ou textuais as palavras do autor em questão são transcritas exatamente, sem alterações. Estas se classificam em:

CITAÇÃO DIRETA CURTA: quando não ultrapassam 3 linhas. Elas fazem parte do texto, mas precisam estar entre aspas.

Exemplo:

“Ser ou não ser, eis a questão”, (SHAKESPEARE, 1599, ato III Cena I), era a expressão preferida.

 

CITAÇÃO DIRETA LONGA:  Esse tipo de citação ocorre quando possuem mais de 3 linhas. Estas são destacadas com recuo de 4 cm, fonte tamanho 10 e não se utiliza aspas. Deve ser deixado um espaço de 1,5 entre o texto e esta citação. Ao final deve ser acrescentado o sobrenome do autor em caixa alta, ano, página.

Observação: Indica-se com reticências entre colchetes […] a supressão de alguma parte do texto original. Os comentários ou observações também são feitos entre colchetes.

 

A Citação indireta (ou Livre) – ABNT

citacao-indireta

É quando expressamos a ideia ou pensamento de outros, através de nossas palavras. Neste caso, devemos indicar o nome do autor da seguinte forma:

CITAÇÃO INDIRETA  1: O autor pode ser citado no corpo do texto – usamos somente a primeira letra do nome em letra maiúscula + ano em que foi publicado o trabalho (entre parênteses).

Exemplo:

Analisando a rotação do osso sobre a base, pode-se, segundo “Kapan (2001), descobrir até que ponto haverá o desenvolvimento do paciente.

 

CITAÇÃO INDIRETA  2: O autor pode ser citado entre parênteses – com letra maiúscula + ano da publicação

Exemplo:

Analisando a rotação do osso sobre a base pode-se descobrir até que ponto haverá o desenvolvimento do paciente. (KAPAN, 2001)

Nos casos em que existem diversas obras de um mesmo autor citadas, elas serão identificadas pela data em que foram publicadas. Se houver coincidência de ano deve ser acrescentada, após a data, uma letra sem usar espaço.

Exemplo:

Temby (2002a) afirmava que a evolução do sistema de defesa do organismo foi influenciada pelo tempo. E, em outro momento, complementou (2002b) que isso é uma real constatação quando falamos em anticorpos.

 

Citação de citação

citacao-nas-regras-abnt

Ocorre quando há citação de uma obra sem que se tenha tido acesso a ela. Indica-se o sobrenome do autor da obra – data – seguida da expressão latina apud (citado por). E em seguida o sobrenome do autor consultado+ data e página.

Exemplo:

Este instrumento de avaliação do desempenho dos alunos não apresenta embasamento estatístico e não pode ser provado. (MILLON,1999 apud SISTO, 2000, p.40)

Uma dica a respeito deste tipo de citação é: evite o seu uso excessivo. O apud não é muito bem visto aos olhos das bancas examinadoras.

  notebook-citacao-regras

 

Citação de vídeos

Muitas vezes, para enriquecimento do projeto faz-se necessária a citação de vídeos do You Tube, de CDs ou DVDs ou da TV. Neste caso a forma mais acertada é a que consta na NBR 6023, que orienta sobre Imagem em movimento. A recomendação é colocar: Título- Diretor – Produtor- Local – Produtora – data – Tipo de mídia.

Citação de Documentos consultados na Internet

Documentos eletrônicos também podem ser citados. E-books, documentos em PDF, Artigos em sites, fóruns de discussão, são boas fontes de pesquisa e seus conteúdos podem ser inseridos no texto em forma de citação curta ou longa.

Nos casos de citação de E-book, este poderá ser citado como livro, se encontrar as informações de ISBN, página, editora, etc. Em caso de textos, você poderá citar como se tivessem sido consultados em um livro. Neste caso devem ser citados: sobrenome do autor, ano de publicação, página (se houver).

Se na página da Internet consultada não houver autor claramente especificado, cite a instituição ou entidade que publicou o artigo.

Confiabilidade das fontes citadas

Uma dica bastante válida é solicitar de seu orientador sugestões para fontes de pesquisa na web. Ele saberá indicar fontes fidedignas e as mais comumente aceitas pela comunidade acadêmica.

Aprender como realizar as citações indiretas e citações diretas em um trabalho acadêmico é um passo muito importante que fará total diferença na qualidade de seu trabalho.

Citações, conforme normas ABNT são indispensáveis em um trabalho acadêmico. Fazê-las com atenção é a melhor maneira de não ter seu trabalho rejeitado e apontado como plágio.

Como fazer citação direta e indireta

tcc-abnt