Capa de Trabalho ABNT – Como formatar? Modelo nas Regras da ABNT

Faça sua Capa de forma fácil e rapidamente, conforme as Orientações da Normas ABNT. Saiba como estruturar. Veja a formatação, as margens e espaços.

A Capa feita conforme as regras da ABNT torna seu projeto acadêmico um trabalho realmente superior em organização e qualidade. Para seguir as orientações recomendadas oficialmente pela Associação, não é necessário remeter-se ao extenso documento. Aqui você encontra tudo o que é necessário para esta realização.

Conforme vimos em artigo anterior ABNT- Parte I, a capa é um dos elementos que é obrigatório e indispensável em uma produção acadêmica. Não é à toa que é assim. A ausência deste quesito, torna inviável a identificação do projeto, assim como desfavorece o imediato reconhecimento do autor.

capa-abnt-regras-normas

Baixar Modelo de Capa ABNT


A Capa ABNT é Padronizada

Como já sabemos toda construção acadêmica deve ser feita de acordo com os padrões ditados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Seja Monografia, Artigo científico ou Tese, todos precisam estar dentro de determinadas normas já previamente convencionadas. Esta foi a maneira encontrada para agregar valor aos trabalhos desenvolvidos ao final dos cursos universitários e estudos científicos.

Uma capa para monografia ou tcc que obedece a parâmetros assim estabelecidos, cumpre a função de apresentar formalmente o conteúdo ali contido. Além disso, trata-se de preceito que é reconhecidamente aceito em qualquer meio erudito.

Sabendo, portanto, o quanto esta primeira parte é importante, é natural que haja certa preocupação no momento de sua elaboração. Mas, seguindo as informações aqui presentes, você não terá mais dúvidas.

 

Veja como a Capa deve ser estruturada

notebook-formatando-monografia-tcc

Capa de trabalho Técnico ou acadêmico

Trata-se da parte externa do trabalho e possui informações que nomeiam dados do projeto de pesquisa ou estudo.

Deve conter os seguintes itens:

  • Nome da Instituição
  • Nome do curso
  • Nome do autor (pessoa que realiza o trabalho)
  • Título
  • Subtítulo
  • Cidade onde o projeto ou estudo foi realizado
  • E ano de apresentação do trabalho.

Veja abaixo cada um destes itens detalhados e descubra como fazer a formatação seguindo as regras da Associação de Normas Técnicas.

  • Nome da Instituição

Deve vir logo no começo da página. 

Alinhamento centralizado, Negrito, Caracteres Maiúsculos e Fonte Arial ou Times New Roman.

Abaixo da Instituição pode vir o tipo de curso (Graduação, Pós-graduação ou Mestrado). Pode ter a mesma formatação do nome da Instituição.

  • Nome o autor / Aluno:

Nome do autor do Projeto deve ser escrito com caracteres maiúsculos

Fonte: Mantém o mesmo tipo de fonte do título

Alinhamento: centralizado

Se por acaso o trabalho tiver mais de um autor, os nomes devem estar em ordem alfabética.

  • Título

O título deve ser escrito no centro da página (alinhamento centralizado) em negrito, com letras maiúsculas

  • O subtítulo

Segue o mesmo tipo de fonte acima, porém é escrito com caracteres minúsculos, sendo apenas a primeira letra da sentença em maiúsculo. Sem negrito. Alinhamento centralizado. Deve vir logo abaixo do título,

  • Outras informações:

Na parte inferior da página deve vir o nome da cidade em alinhamento centralizado. Letras maiúsculas (caixa alta). Vem acompanhada do ano em que o trabalho foi apresentado.

Sua capa pode ser formatada utilizando um editor de texto. Entre um e outro dado haverá necessidade de espaçamento padrão. Utilizando, por exemplo, o Word como editor de texto, veja como fazer corretamente os espaços:

Formatando com o Word

  • Entre o nome da Instituição e o nome do aluno: dê 3 espaços
  • Entre o nome do Aluno e o título: Deixe de 12 a 16 espaços
  • Entre o título e o nome da cidade e o ano deixe também de 12 a 16 espaços. Devem ser os últimos escritos da página.

Você deve também formatar as margens

Para isto vá até layout da página. Na guia “margem” clique em margens personalizadas no finalzinho da janela.  Uma nova janela se abrirá e você deve definir

Margens para Trabalhos – TCC e Monografia:

  • Superior: 3cm inferior: 2cm
  • Esquerda: 3cm direita: 2cm

Clique agora com o botão direito para configurar o parágrafo:

  • Recuos: 0 (zero)
  • Espaçamento entre linhas: simples

MODELO de CAPA para Trabalhos  nas Regras ABNT

download-capa-abnt
Clique no botão acima para baixar (download) do modelo de capa ABNT GRÁTIS 

E desta forma sua capa estará configurada conforme recomendações da ABNT. Porém é preciso estar atento às orientações de sua Instituição, pois nem todas seguem religiosamente esta formatação. Podem existir diferenças entre uma Universidade e outra.

Elaborar a Capa conforme as normas ABNT fica fácil se você seguir o passo a passo acima. Aproveite bem as informações e se achou que são úteis, compartilhe com seus amigos. Eles vão gostar de uma orientação clara e simples para organizar suas capas.

tcc-abnt