Pesquisa Qualitativa – O que é? Como fazer uma? – TCC e Monografias

Fique sabendo o que é Pesquisa Qualitativa. Compare-a com a quantitativa e entenda como aplica-la em seu trabalho acadêmico.

O Que é Pesquisa Quantitativa?

Pesquisa Qualitativa é definida como um tipo de investigação voltada para os aspecto qualitativos de uma determinada questão. Considera a parte subjetiva do problema.

Isto significa que ela é capaz de identificar e analisar dados que não podem ser mensurados numericamente. Podemos citar como exemplo a observação e análise de sentimentos, percepções, intenções e comportamentos.

Os resultados deste tipo de pesquisa não são apresentados através de recursos estatísticos. Nesta pesquisa, os dados obtidos não são, portanto, tabulados para obtenção de resultado. São apresentados através de relatórios que enfocam os pontos de vista dos entrevistados.

É muito comum lançar mão deste tipo de pesquisa quando se realiza um trabalho acadêmico.  Veja como isto ocorre.

o-que-e-pesquisa-quantitativa


Pesquisa Qualitativa ou Quantitativa no Trabalho Acadêmico

Na realização de um projeto acadêmico um dos primeiros passos é a escolha do tema a ser desenvolvido. A partir desta escolha definem-se todos os outros pontos do trabalho. Você já sabe que todo tema deve abordar algum tipo de problemática ou questão a ser estudada.

Para este estudo é necessário que se decida sobre quais métodos de abordagem serão utilizados. E por fim, depois de resolvido o método de abordagem, são definidos os tipos de pesquisa que servirão para a checagem das causas envolvidas na questão.

Temos neste caso duas opções:  a Pesquisa Qualitativa, nosso objeto de estudo neste artigo, ou a pesquisa Quantitativa.

 

Pesquisa Qualitativa – Saiba sobre ela

A pesquisa qualitativa tem como finalidade conseguir dados voltados para compreender as atitudes, motivações e comportamentos de determinado grupo de pessoas. Objetiva entender o problema do ponto de vista deste grupo em questão.

É importante perceber que é um tipo de investigação que considera apenas aspectos subjetivos que não podem ser traduzidos em números. No entanto, vale observar que a partir desta pesquisa pode ser criada uma hipótese. E esta pode ser testada usando-se a pesquisa quantitativa.

Entenda com exemplo:

Suponhamos que o tema de seu TCC seja:

“A falta de interesse dos alunos pela disciplina de matemática”

Neste caso você poderá escolher a pesquisa qualitativa, que analisará o comportamento, as atitudes, os sentimentos e percepções dos estudantes em relação a esta disciplina. Você também pesquisará a motivação dos alunos e questionará os motivos que os levam ao desinteresse pela matéria.

Depois de analisar os resultados da pesquisa feita junto aos alunos, você cria com este resultado uma hipótese, que pode ser por exemplo:

 “Os alunos não têm interesse por Matemática porque lhes falta conhecimento-base para cursar a disciplina. Este conhecimento está em defasagem e deveria ter sido adquirido em séries anteriores”.

Neste caso você poderá testar sua hipótese submetendo os alunos a uma pesquisa quantitativa, ou seja, Você irá analisar através de dados estatísticos o que os alunos aprenderam nas séries anteriores. A partir dos dados e resultados obtidos, você poderá desenvolver seu TCC.

 

pesquisa-qualitativa


Vantagens da Pesquisa Qualitativa

Existem algumas vantagens na aplicação da pesquisa qualitativa. Veja:

  • Possui caráter mais exploratório e induz à maior reflexão para análise dos resultados.
  • Valoriza o aspecto emocional, intelectual e social do público-alvo, já que leva em consideração opiniões, sentimentos, atitudes, comentários, aprendizagens etc.
  • Por ser exploratória auxilia no entendimento detalhado de todas as informações.
  • Permite a formulação de hipóteses antes da coleta de dados e possibilita a comparação desta após a análise do material pesquisado.
  • Possibilita maior contato com o público-alvo e investigação do ambiente.

Formas da Pesquisa Qualitativa

Vários formatos podem ser usados para a coleta de dados nesta pesquisa. Por exemplo temos: questionários; entrevistas; pesquisas de opinião; observações diretas junto ao grupo estudado; estudo de caso de pessoas que pertencem ao grupo pesquisado; entre outros.

Pesquisa qualitativa é um recurso muito utilizado nos trabalhos acadêmicos e científicos. É uma forma de mensurar valorizando essencialmente o aspecto subjetivo.

 

Saiba mais:

Como fazer uma Monografia Perfeita em 5 Passos Fáceis

Normas ABNT para TCC e Monografias (ATUALIZADAS)


Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*